» Freio a Tambor Simplex com Atuação Hidráulica – Parte I

O freio a tambor do tipo simplex é um dos freios mais utilizados no mercado, equipando preferencialmente o eixo traseiro dos veículos de passeio, que hoje representam cerca de 90% do mercado. Ele é encontrado em vários diâmetros, situados entre 160 à 500 mm e torques de frenagem compreendidos entre 300 e 25.000 N.m.

Simplex

– Freio Simplex hidráulico

Os freios a Tambor do tipo Simplex podem se atuados hidráulica ou pneumaticamente e possuem duas sapatas ancoradas (pivotadas) no prato que atuam diferentemente em função do sentido de giro do tambor. Através da força de frenagem gerada, a sapata primária (1.a sapata após o cilindro atuador no sentido de giro do tambor) é conhecida como Leading Shoe (comprimida), ou auto-energizada (servo). A segunda sapata é a secundária, também conhecida como Trailing Shoe (tracionada), ou não-energizada (não-servo).

Pela própria concepção de construção, o freio simplex é o que entrega o menor torque de frenagem por força aplicada. Sua melhor ação de frenagem se dá quando o veículo se movimenta à frente e não à ré e a sapata primária sendo a mais solicitada, certamente será a que maior desgaste proporcionará à lona de freio.

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– Componentes do Freio Simplex

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