“Iniciando uma nova visão de mundo” (Há sempre um novo caminho a trilhar!) Parte I

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”.(Platão).

Quando escolhi esse maravilhoso pensamento de Platão para abrir esse capítulo, a intenção foi alertar ao amigo de leitura acerca de uma grande verdade oculta nas entrelinhas desse pensamento.

Não espere para conhecer essa verdade tarde demais, ou melhor, quando a crise já bateu à sua porta, ou já se instalou em sua vida.

Preste atenção à minha experiência, e aproveite o que for bom para você.

Quando acompanhamos algumas vivências por que passam as pessoas, verificamos que nós, na maioria das vezes, nunca tomamos a decisão de efetuar mudanças na nossa vida por livre iniciativa.

Se as coisas estão caminhando bem, então, está tudo bem! Pra que mudar?

As mudanças só acontecem conosco quando levamos um “grande susto”, “aquele escorregão”, “aquela puxada de tapete”, ou ainda, quando nos “tiram o chão” sob nossos pés.

A gente começa a ver diariamente uma séria de situações, de “sinalizações” acontecendo “aqui”,… “ali”, mas nós nunca acreditamos que vai nos atingir.

Impossível. Comigo não!

– Estou indo bem, as pessoas gostam de mim, do meu trabalho, sou até bem aceito pelos colegas, tenho capacidade e acredito ser imprescindível naquilo que faço.

– E você pode até ser, mas as outras pessoas não vêem dessa forma pois elas podem não acreditar que você seja imprescindível.

Entretanto, se ainda não percebemos, por estarmos com os nossos olhos tapados pela “venda da teimosia”, o mundo mudou e muito, principalmente quando comparado há 20 ou 30 anos atrás.

Ele está em mudança agora e continuará mudando, cada vez mais e com maior intensidade, quanto mais nos aprofundarmos neste Terceiro Milênio.

Não podemos ignorar que hoje as crises estão mais intensas, abrangendo cada vez mais um número maior de pessoas em todos os ambientes e muito incisivamente no ambiente de trabalho.

São cada vez mais comuns as desavenças nos relacionamentos, as disputas desenfreadas que geram desestruturação, além da perda de foco e de propósitos.

Por isso é imperativa nossa mudança de postura.

Temos que reavaliar radicalmente os nossos pensamentos.

Temos obrigatoriamente que mudar. Rever os nossos antigos padrões.

Nos esforçar para lutar contra o egoísmo, contra o individualismo, contra a displicência, contra a falta de caridade, contra o desinteresse que existe em propiciar melhorias na vida de todos, contra a inveja daquele que está em situação melhor que a nossa.

Enfim, temos que nos libertar da escravidão daqueles pensamentos que impedem a nossa felicidade. Ficamos pensando nos outros, nos comparando aos outros, e esquecemos de seguir adiante, com nossa missão, focando com o que é importante para nós, para nossa própria evolução.

Por isso é imprescindível cultivarmos sempre bons pensamentos.

Opte sempre pelo Amor. Esse já é um bom começo.

…continua no próximo post…

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário