O Freio a Tambor de Louis Renault

O moderno conceito de Freio a Tambor (Drum Brake) foi oportunamente inventado em 1902 pelo francês Louis Renault, desenvolvido a partir de um sistema menos sofisticado que ele mesmo tinha montado em um veículo Mayback 1901.

Louis Renault testando seu 1.o veículo - Renault Voiturette 1898

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Nesses primeiros freios a tambor, que passaram então a ser sistemas fechados e mais limpos, mas que eram, porém, mais sujeitos a ação da temperatura, a ação das sapatas sobre o tambor era totalmente mecânica e também operada através de alavancas e hastes ou mesmo cabos (os antigos varões).

Como referência histórica e curiosidade, não podemos deixar de citar a importância do Ford modelo T no desenvolvimento da indústria automobilística, uma vez que ele foi o primeiro carro fabricado em série no mundo. (Introdução do conceito  “linha de montagem”).

O Modelo T possuía freios a tambor acionados por varão, somente no eixo traseiro, pois na época os engenheiros mecânicos acreditavam que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar.

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